Dureza
Caracterização Mecânica de Material
Ensaios de Dureza
Professor Ubirajara Domingos de Castro
MARCOS GONZAGA JUSTINO
Contagem
2008
Objetivo
Os ensaios realizados tinham como principal objetivo avaliar as propriedades mecânicas dos materiais escolhidos (resistência à tração, por exemplo), sem submetê-los a ensaios destrutivos.
Sumário
4 – Referências Bibliográficas 11
1 – Introdução
A dureza consiste numa medida da resistência de um material a uma deformação plástica localizada. Para determinar a dureza, há várias técnicas sendo que nestas técnicas um pequeno penetrador é forçado contra uma superfície do material a ser testado. A partir desse resultado, mede-se a profundidade ou o tamanho da impressão relacionando a um número, índice de dureza. Assim, quanto mais macio for o material, maior e mais profunda será a impressão e menor será o índice.
Os valores da dureza são relativos, dependendo, assim, do tipo de técnica utilizada. Os ensaios de dureza são realizados freqüentemente, porque são simples e baratos, não destrutivos (o corpo de prova não é fraturado e nem deformado drasticamente) e permitem determinar outras propriedades do material.
2 – Materiais e Metodologia
2.1 – Dureza Brinell
Materiais: - Aço, alumínio e bronze; - Penetrador: Esfera de aço temperado D = 2,5 mm; - Carga: P = 187,5 kgf e P = 62,5 kgf.
Metodologia:
O ensaio de dureza Brinell consiste em comprimir lentamente uma esfera de aço temperado, de diâmetro D, sobre uma superfície plana, polida e limpa de um metal, por meio de uma carga F, durante um tempo t, produzindo uma calota esférica de diâmetro d.
A dureza Brinell é representada pelas letras HB. Esta representação vem do inglês Hardness Brinell, que quer dizer dureza Brinell. A dureza Brinell (HB) é a relação entre a carga