Dureza
Em 1922, Rockwell desenvolveu um método de ensaio de dureza que utilizava um sistema de pré-carga. O ensaio Rockwell, que leva o nome do seu criador, hoje e o processo mais utilizado no mundo inteiro, devido à rapidez e à facilidade de execução, facilidade em detectar pequenas diferenças de durezas e pequeno tamanho da impressão.
Como funciona o método de Dureza Rockwell ?
Neste método força-se, pela aplicação de uma carga pré-estabelecida, um penetrador de forma e dimensões conhecidas sobre a superfície da peça a ensaiar. Ou seja, e aplicado uma pré-carga com a finalidade de garantir o contato entre o penetrador e o material ensaiado, e depois e aplicado a carga de ensaio propriamente dita.
Tipos de penetradores para Rockwell
Os penetradores Rockwell podem ser de dois tipos: Esférico (esfera de aço temperado) ou cônico (cone de diamante com 120° de conicidade).
Procedimento de medida da dureza Rockwell
Quando se utiliza o penetrador cônico de diamante, deve-se fazer a leitura do resultado na escala externa do mostrador, de cor preta. Ao se usar o penetrador esférico, faz-se a leitura do resultado na escala vermelha.
Passo a passo do processo de medida
1º passo: aproximar a superfície do corpo de prova do penetrador.
2º passo: submeter o corpo de prova a uma pré-carga (carga menor).
3º passo: aplicar a carga maior até o ponteiro parar.
4º passo: retirar a carga maior e fazer a leitura do valor indicado no mostrador, na escala apropriada.
O valor da Dureza Rockwell
E dado pela profundidade de penetração da carga maior. O número de dureza é sempre citado com o símbolo HR seguido da escala utilizada. Por exemplo, 64HRC, onde 64 e o valor de dureza obtido no ensaio, HR a Dureza Rockell e o “C” a escala escolhida.
Tipos de escalas
As escalas podem ser classificas dependendo do penetrador e das pré-cargas e cargas aplicadas sendo denominadas de Rockwell Normal ou Rockwell superficial.
Rockwell Normal: