dureza
Turma: 321
ENSAIO DE DUREZA BRINELL, VICKERS E ROCKWELL
Guilherme Teixeira Adamo
09/04/2010
1. INTRODUÇÃO
Neste experimento farei ensaios de dureza de diferentes métodos e assim poderei comparar os materiais estudados e chegar a uma conclusão sobre a dureza destes.
Os métodos aplicados para fazer os ensaios de durezas são: Brinell, Vickers e Rockwell. Cada um possui sua própria escala de medição, porém todos são ensaios de dureza por penetração. Na engenharia o ensaio mais usado é o de dureza Brinell enquanto a Dureza Vickers é uma escala científica.
Dureza é definido como “qualidade ou estado de duro, rijeza.. Duro, por sua vez, é definido como .difícil de penetrar ou de riscar, consistente, sólido...”, ou seja, é a resistência à pressão de um material em outro. No caso destes ensaios, é a resistência de um material à pressão de uma esfera maciça ou de uma ponta contra uma amostra com uma força conhecida, de tal forma que uma depressão é formada. A depressão é o resultado da deformação plástica causada na amostra pelo penetrador. Os métodos de ensaio de dureza estudados nesse experimento são por aplicação de força estática, contudo a dureza Brinell e Vickers são medidas da impressão por meio óptico, enquanto que a dureza Rockwell é a medida de profundidade realizada por um carregamento após a retirada da força principal.
2. OBJETIVOS
Este experimento tem como objetivo a realização de ensaios de dureza Brinell, Vickers e Rockwell e após a interpretação do ensaio fazer uma conclusão dos resultados obtidos baseada na teoria estudada em aula.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
ENSAIO DE DUREZA BRINELL
Foi o primeiro ensaio padronizado e amplamente aceito.
O ensaio de dureza Brinell segue as instruções ASTM E10-93, “ASTM E10 is a method of determining hardness by pushing a ball into the surface of a metal and then measuring the