Dureza
1. É uma propriedade mecânica relacionada à resistência que um material, quando pressionado por outro material ou por marcadores padronizados, apresenta ao risco ou à formação de uma marca permanente.
2. A dureza depende diretamente das forças de ligação entre os átomos, íons ou moléculas e do estado do material (processo de fabricação, tratamento térmico, etc.)
MEDIDA DA DUREZA
Maneira rápida, barata e não destrutiva de avaliar a resistência mecânica de um material
O ENSAIO DE DUREZA
Existem 2 tipos de ensaios:
1. Estáticos
2. Dinâmicos
- A maioria dos ensaios de dureza estáticos consistem na impressão de uma pequena marca feita na superfície da peça, pela aplicação de pressão, com uma ponta de penetração.
- A medida da dureza do material é dada em função das características da marca de impressão e da carga aplicada.
PRINCIPAIS ENSAIOS DE DUREZA ESTÁTICOS
1. Ensaio de dureza Brinnel
2. Ensaio de dureza Rockwell
3. Ensaio de dureza e microdureza Vickers e Knoop
Teste de dureza Brinell
O método de teste de dureza Brinell consiste em endentar o material com uma esfera de aço endurecido ou metal duro com 10 mm de diâmetro com uma carga de 3000 kgf. Para materiais mais moles a carga pode ser reduzida para 1500 kg ou 500 k para reduzir endentação excessiva. A carga total é normalmente aplicada por 10 ou 15 segundos no caso de ferro fundido ou aço , e pelo menos durante 30 segundos para outros metais
onde D é o diâmetro da esfera e Di é o diâmetro da impressão, ou da endentação
O diâmetro da impressão é a média de duas leituras tomadas em ângulo reto. O uso de uma tabela de Número de Dureza Brinell (HBN) pode simplificar a determinação da dureza.
Um número Brinell revela as condições de teste e tem um formato como "75 HB 10/500/30", significando que o valor 75 foi obtido para a dureza (HB= Hardness Brinell), usando uma esfera de aço de 10mm de diâmetro, com um carga de 500 kgf, aplicados durante 30 segundos.
Em testes com metais muito