Antigo Egito
História das Artes Visuais
A Civilização Egípcia
À aproximadamente 3000 anos antes de Cristo foi quando surgiu o povo egípcio, um povo sábio, n o qual fez diversas descobertas para o dias de hoje como ter trabalhadores sendo subordinados ao mando do governo, considerável avanço na área agrícola, aprimoramento matemático, hieróglifos, crenças, entre outras coisas.
Situada no nordeste da África, a civilização egípcia teve seu crescimento fortemente vinculado aos recursos hídricos fornecidos pelo Rio Nilo, facilitando assim a aglomeração e crescimento do seu povo.
Uma das características que mais chama atenção do povo egípcio é a sua religiosidade, suas crenças e cultos. Eles acreditavam em vários Deuses (politeístas) e esses deuses possuíam partes de animais e da figura humana. Além dos seus diversos deuses, os egípcios acreditavam na vida após à morte, assim, quando pessoas importantes do seu povo morriam eles eram mumificados. Para os faraós, além da mumificação, eram construídos imensos monumentos buscando proporcionar uma ótima vida após a morte e buscando agradar aos Deuse para que isso de fato acontecesse.
ESFINGE EGÍPCIA (CABEÇA DE FARAÓ E CORPO DE LEÃO)
A Escrita Egipcía
A escrita egípcia foi algo importantíssimo para este povo, pois permitiu a divulgação de ideias, expressão, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos comunicativos e explicativos dos egípcios.
ALFABETO EGÍPCIO
Economia
Economicamente, a civilização do Egito se baseava principalmente na