ALZHEIMER
TEMAS ATUAIS EM PSICOLOGIA
Itatiba
2011
TEMAS ATUAIS EM PSICOLOGIA
ALZHEIMER
A Revista IstoÉ, do mês de agosto de 2011, publicou uma matéria sobre a “Proteção contra o Alzheimer” onde estudos revelaram que adotar uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos e não fumar, entre outros hábitos saudáveis, pode reduzir pela metade as chances de desenvolver a doença.
De acordo com o neurologista Caramelli, a doença de Alzheimer se manifesta na terceira idade, faixa etária que cresce em nosso Brasil, sendo que a estimativa é de 1,2 milhões de pessoas no país inteiro. Para o neurologista, estamos começando a passar pelo que a Europa e os Estados Unidos passaram há 20 anos. Pesquisas realizadas na França e na Polônia, onde a longevidade há muitos anos está alta, revelam que o Alzheimer é a segunda enfermidade mais temida pela população, ficando para trás somente do câncer.
Um importante estudo realizado pela Universidade da Califórnia, revelou uma lista dos principais fatores de risco para a doença, sendo basicamente o tabagismo, obesidade, sedentarismo, diabetes, baixa atividade cerebral, baixa escolaridade, depressão e hipertensão. Porém, os pesquisadores identificaram que a baixa atividade cerebral e baixa escolaridade são os grandes vilões da doença e concluíram que a importância de seguir uma rotina de hábitos saudáveis, como exercícios físicos e uma boa alimentação, contribuem para um bom funcionamento dos neurônios.
Na reportagem, os médicos e pesquisadores preconizam a urgência na detecção da doença, pois o Alzheimer não tem cura mais o processo pode ser retardado. Assim que é feito o diagnóstico, a recomendação é manter o individuo ativo, realizando atividades que estimulem o cérebro e o corpo, como por exemplo, fazer psicoterapia na abordagem cognitiva (estimula o raciocínio), alongamentos, academia, ler livros e assistir a filmes.
Acreditamos que o grande desafio do