Egito Antigo
Localização
A civilização egípcia desenvolveu-se às margens do Rio Nilo, no nordeste africano e fazia parte do
Crescente Fértil, região do Oriente Médio habitada por diversos povos e civilizações desde o início da evolução do homem moderno.
O nome Crescente é dado por seu formato de lua na fase quarto crescente e o termo fértil deriva da fertilidade dos solos nos vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates, onde foram desenvolvidas duas das mais importantes civilizações da antiguidade: a egípcia e a mesopotâmica.
Atualmente, a região continua sendo muito povoada. Segundo dados, há nesta área cerca de 50 milhões de habitantes.
A importância do Rio Nilo
O Rio Nilo ocupa as regiões central e nordeste do continente africano, nasce no sul da Linha do Equador e desemboca no Mar
Mediterrâneo. É o segundo mais extenso do mundo e, atualmente, é utilizado como via de transporte, sistema de irrigação e gerador de energia elétrica através da usina hidrelétrica de Assuã.
A civilização do Egito teve seu início há aproximadamente 5 mil anos e desde a antiguidade, o Rio Nilo é de extrema importância.
O fato de existir um deserto na região (Saara), fez com que o desenvolvimento da agricultura egípcia dependesse do ciclo de cheias e vazantes do rio. Suas águas eram utilizadas principalmente para irrigação, consumo e pesca.
Em épocas de cheias, as águas levavam grande quantidade de sedimentos às margens do rio, assim, quando a época das vazantes chegava, as águas baixavam deixando o solo rico em nutrientes necessários para a fertilidade, como o húmus - espécie de adubo natural. O Nilômetro
Constitui-se em uma construção de pedra utilizada para medir o nível do rio. Como uma espécie de poço provido de uma escada que alcançava o nível do lençol freático, o Nilômetro auxiliava os egípcios na medição de cheias e prevenção de enchentes.
Economia
A principal atividade econômica dos egípcios era a agricultura. Os egípcios