Inventario de estilo
- Uma das mais importantes contribuições foi o código de leis.
- Dividida em monarquia, republica e império.
- Explicação mítica do inicio da civilização romana é atribuído aos gêmeos: Rômulo e Remo.
- Guerras Púnicas.
- Politica do pão e circo.
- Imperador Júlio César.
Para as guerras, os homens usavam capacete (os mais comuns eram com uma longa crista), armadura, blusa de malha de aço, colete segmentado, calças ou culotes, caneleiras, saias de couro, cintos largos de ferro, escudos e calçados de couro que pareciam sandálias.
Toga é o traje mais comum usada por homens e mulheres até o século II a.C. , o drapeado da toga designava a classe social. Geralmente branca acinzentada.
Os homens também usavam túnicas de lã com variedade de cores e a toga na cor branca, era usada por candidatos a um ofício público.
As mulheres usavam a toga até se casarem. Após isto, passavam a usar a túnica que era um vestido, a stola, uma veste drapeada e a palla, um manto longo e pesado. A palla era muitas vezes utilizada como véu que por sua vez deveria ser usado em publico.
Tanto homens quanto mulheres usavam sandálias com tiras de couro.
Escultura do Imperador romano Julio César (http://essaseoutras.xpg.uol.com.br/periodizacao-da-roma-antiga-tudo-sobre-monarquia-republica-e-imperio/)
Armadura dos soldados (http://histemoda.blogspot.com.br/2008/05/roma.html)
Mulheres romanas (http://histemoda.blogspot.com.br/2008/05/roma.html) Homens romanos (http://histemoda.blogspot.com.br/2008/05/roma.html)
Bibliografia
VICENTINO, C. MOURA, J.C.P. Roteiro Anglo. São Paulo: Anglo S/A, 2010. 100 p.
LEVENTON, M. História Ilustrada do Vestuário: Um estudo da indumentária, do Egito Antigo ao final do século XIX, com ilustração dos mestres Auguste Racinet e Friedrich Hottenroth. São Paulo: Publifolha, 2013. 32 p.
Renascimento: Inglaterra, 1500-50
- Absolutismo.
- Revolução comercial.
-