PRIMEIRA REPUBLICA
ANO
HISTÓRIA
DA EDUCAÇÃO
BRASILEIRA
HISTÓRIA
DO
BRASIL
HISTÓRIA
GERAL
DA EDUCAÇÃO
HISTÓRIA
DO
MUNDO
1889
· Ferreira Viana, Ministro do Império dizia ser fundamental formar "professores com a necessária instrução científica e profissional".
· Em sua última fala do trono Sua Majestade pedia empenho para a criação de um ministério destinado aos negócios da Instrução Pública.
· Os alunos matriculados nas escolas correspondem a 12% da população em idade escolar.
· O Marechal Deodoro da Fonseca proclama a República.
· D. Pedro II e sua família embarca para a Europa.
1890
· Com a Proclamação da República, no Governo Provisório do Marechal Deodoro da Fonseca, torna-se Ministro da Instrução Pública, Correios e Telégrafos Benjamin Constant Botelho de Magalhães.
· O Decreto 510, do Governo Provisório da República, diz, em seu artigo 62, item 5o, que "o ensino será leigo e livre em todos os graus e gratuito no primário".
· O índice de analfabetismo no Brasil é de 67,2%.
1891
· A Constituição estipula o ensino leigo nas escolas públicas, em oposição ao ensino religioso.
· É Ministro da Instrução Pública, Correios e Telégrafos João Barbalho Uchoa Cavalcanti.
· No Governo de Floriano Peixoto são Ministros da Instrução Pública, Correios e Telégrafos: José Higino Duarte Pereira (interino) e Fernando Lobo Leite Pereira.
· É promulgada a primeira Constituição da República.
· A Assembléia Constituinte elege o Marechal Deodoro da Fonseca Presidente e o Marechal Floiriano Peixoto, Vice·Presidente.
· Marechal Deodoro da Fonseca renuncia a Presidência e assume seu Vice Marechal Floriano Peixoto. · Morre em Paris D. Pedro II, ex·Imperador brasileiro.
1892
· É extinto o Ministério da Instrução e a educação passou a constituir uma diretoria do Ministério da Justiça e Negócios Interiores, sendo Ministros Inocêncio Serzedelo Correia (interino) e Alexandre Cassiano do Nascimento.
· O militar Cândido Rondon inicia a