Prod Animal
A Ceratoconjuntivite Infecciosa Bovina (CIB), também chamada de pinkeye, é uma das doenças ocular mais relevante de bovinos em todo o mundo. É uma doença ocular devastadora, altamente contagiosa, que afeta a estrutura superficial dos olhos, geralmente em animais jovens com menos de dois anos de idade por não possuírem imunidade adquirida, causando manifestações clínicas desde leve conjuntivite a cegueira. Não é uma doença fatal, porém pode gerar grandes impactos econômicos, decorrente da perda da visão, responsável pela perda de peso, redução na produção de leite, dificuldades de manejo e custo de tratamentos.
2.1- CAUSA
Tem como agente etiológico a Moraxella bovis, uma bactéria Gram-negativa, amplamente disseminada e altamente contagiosa. Essa bactéria possui dois fatores de virulência que são os principais responsáveis pela patogênese: as fimbrias e a hemolisina.
2.2- SINTOMAS
Os sinais clínicos mais comuns caracterizam-se por lacrimejamento intenso, blefaroespasmo e fotofobia. Em alguns casos, a doença causa opacidade, ulceração e ruptura da córnea que podem evoluir para cegueira temporária ou irreversível, e nesse caso os animais têm que ser descartados. As lesões podem ocorrer em um ou em ambos os olhos, sendo que, neste caso, o comprometimento é muito mais expressivo.
2.3- TRATAMENTO
Por se tratar de uma infecção bacteriana, o tratamento desta enfermidade se baseia no uso de antibióticos. Ao contrário da crença veterinária geral, as tetracíclicas são dos últimos antibióticos tópicos a serem utilizados, sendo tremendamente mais eficientes preparados a base de ampicilina, bacitracina e gentamicina.
CONCLUSÃO
Podemos concluir que a Ceratoconjuntivite Infecciosa Bovina vem sendo uma doença que está cada vez mais presente na bovinocultura, e também é uma doença altamente contagiosa, podendo ser muito facilmente distribuída ou transpassada de um animal para o outro. Tendo como o controle com vários antibióticos