contabilidade
A soma das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, do processamento e da distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos com base neles.
EMPRESAS RURAIS
É aquela que explora a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícolas.
Dividida em: Agrícola, Zootécnica e Agroindustrial.
Agrícola: cereais, hortaliças, pomares, etc.
Zootécnica: criação de animais, pecuária, avicultura, etc.
Agroindustrial: beneficiamento de prod. Agrícola; transformação de prod. Zootécnico (mel) e prod. Agrícolas (açúcar).
ASSOCIAÇAO
Nas explorações agropecuárias, temos 2 tipos de investimento:
Capital Fundiário: terra, edifícios, benfeitorias, melhoramentos na terra, cultura permanente, pastos, etc. Recursos fixos, vinculados à terra.
Capital de Exercício (operacional / trabalho): gado p/ reprodução, animais de trabalho, equipamentos, etc. Instrumento necessário p/ o funcionamento do negócio.
Ano Agrícola é o período em que se planta, colhe e, normalmente, comercializa a safra agrícola; Algumas empresas armazenam ao invés de comercializar de imediato, nesse caso, o término do ano agrícola é no fim da colheita;
Ano Agrícola deve ser fixado em função da cultura que prevaleça economicamente
Na pecuária após o nascimento dos bezerros ou na venda para o frigorífico.
Pela lei 7.450/85, o IR tornou obrigatório que o exercício social coincida com o ano civil.
A empresa rural inclui‐se nesta obrigatoriedade. CONCEITOS BÁSICOS NA AGRICULTURA
Culturas Temporárias: são cultivos que duram no máximo 1 (um) ano ou se caracterizam por ter apenas uma colheita, estão sujeitas ao replantio após a colheita.
Culturas Permanentes: são cultivos que permanecem vinculadas ao solo por um longo período, proporcionam mais de uma colheita
Considera‐se custo de