Escola Privada
De acordo com o artigo 209 da Constituição brasileira, a educação é “livre à iniciativa privada” , devendo ser autorizada e podendo ser avaliada pelo poder público.
Uma escola particular ou privada é aquela que não é administrada por governos locais, estaduais ou nacionais e que conservam, portanto, o direito de selecionar os seus estudantes e são mantidas, no todo ou em parte, pelo pagamento de seu ensino.
Com esse dinheiro a escola quita os salários de todos os profssionais, mantém suas dependências em bom estado, faz pagamentos das tarifas públicas (água, luz, telefone e impostos) além dos investimentos necessários, como brinquedos, livros novos, aquisição de carteiras e mesas mais modernas, dentre outras melhorias.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS
DA ESCOLA PRIVADA.
• Os livros são selecionados pelo professor que ensinará a matéria, independentemente do custo. Isso faz com que o material seja de melhor qualidade, além de se adaptar à didática de cada educador.
• Profssionais com curso superior costumam buscar escolas particulares. Educadores mais bem preparados têm relação direta com a qualidade de ensino.
• Os altos custos da educação particular têm seus benefícios. Entre eles, o investimento em segurança. Câmeras de vigilância, portões automáticos, seguranças particulares são itens que deixam o ambiente escolar mais seguro.
• Os altos valores das mensalidades ainda permitem o investimento em bibliotecas, laboratórios, computadores, quadras poliesportivas e manutenção do material.
Assim, em escolas particulares, o aluno não convive com carteiras e quadro-negro quebrados e outros problemas.
PORQUE OS PAIS ESCOLHEM
AS ESCOLAS PRIVADAS?
• Na educação básica as escolas particulares são reputadas como melhores e as públicas inferiores.
• De acordo com a VEJA, para 89% dos pais com flhos em escolas particulares, o dinheiro é bem gasto e tem bom retorno.
• Não é só pela qualidade que os pais costumam procurar escolas particulares. Eles estão de