As primeiras repúblicas
**************************************
Maria Aparecida Schasser de Souza Vieira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
História (HID 0207)
02/07/2012
As Primeiras Repúblicas
A idéia de proclamar uma república no Brasil esteve presente desde a época colonial. Então apenas na segunda metade do século XIX, com a expansão da lavoura cafeeira e a formação de uma rica burguesia agrária no Sudeste, o projeto republicano conquistou o apoio de um setor social de peso na política nacional. A propaganda republicana conseguiu poucos adeptos até os anos 1880. A adesão expressiva à república só aconteceu depois da abolição da escravatura, em maio de 1888, quando muitos ex-donos de escravos, insatisfeitos com a abolição, abraçaram a república em protesto contra a aprovação da Lei Áurea. Na primeira República alternavam-se na Presidência os representantes dos estados de São Paulo e Minas Gerais, num arranjo político (conhecido como café-com-leite). Em 3 de novembro de 1930, apoiado por setores populares e pela maioria dos participantes do movimento, Getúlio Vargas tornou-se presidente. Nos bastidores, preparava um golpe para permanecer no poder. Apoiado pelos militares, só faltava o pretexto para suspender as eleições. O motivo alegado pelo governo de Getúlio Vargas para manter-se no poder foi a existência do Plano Cohen, um suposto plano comunista. Vargas conseguiu o que queria: acabou com os direitos democráticos instituídos pela constituição e permaneceu no poder, suspendendo as eleições que se realizariam em 1938.
Palavras-chave: República, presidência, crises.
1 INTRODUÇÃO
Aqui falaremos sobre como surgiram às primeiras repúblicas, desde a abolição da escravatura até o golpe de Getúlio Vargas.
2 AS PRIMEIRAS REPÚBLICAS
O governo de D. Pedro II, de 1840 a 1889, foi o mais longo da história do Brasil independente. Durante cerca de trinta anos, o imperador reinou numa situação de relativa estabilidade política,