primeira republica dominada
Primeira Republica: Dominação e Resistencia
Assinar para acessar o trabalho completo
Enviado por Kingueer_, marco 2014 | 8 Páginas (1907 Palavras) | 6 Consultas |
4.5 12345
| Denunciar |
ME CHAME TALVEZ...
Envie
Sumário
Introdução.................................................página 02
Desenvolvimento......................................página 03
IntroduçãoDesenvolvimento
Primeira Republica: Dominação
Foi conhecido como Primeira República, ou República Velha, o período de 1889 (Proclamação) até a Revolução de 1930, sendo oúltimo presidente Washington Luís. Em 15 de novembro de 1889 foi decretado o fim do Império e o início de uma nova forma de governo, a república. Comumente, pode-se dividir esta época entre duas:a República da Espada (1889-1894) e a República Oligárquica (1895-1930).
A denominação do primeiro período ocorreu devido à predominância dos militares no poder, justificada, principalmente, pelo medo dosrepublicanos de uma provável volta da monarquia, sendo o primeiro presidente o Mal. Deodoro da Fonseca. Em 1891 foi promulgada a primeira Constituição Republicana do Brasil, após a reunião deuma Assembleia Constituinte, convocada por uma junta militar, e foi amplamente inspirada na Constituição dos Estados Unidos. Mas foi somente em 1893 que o povo brasileiro pôde escolher, dentro do mote republicano,qual tipo de governo para o país: presidencialista ou parlamentarista. A vitória foi do presidencialismo, que legitimou o golpe ministrado pelos republicanos 4 anos antes.
Durante esse primeiroperíodo os militares sofreram grandes dificuldades para a manutenção do seu regime devido a vários focos de revolta no país, reivindicando a volta da monarquia. Por conta desses episódios, e após ofechamento do Congresso, Mal. Deodoro da Fonseca, renunciou ao mandato em novembro de 1891. Assumiu outro marechal, Floriano Peixoto, taxado como “Mãos de Ferro”, por governar de maneira mais centralizada,e por ter