psicologia da educação (in)disciplina
Alguns comportamentos em sala de aula são inadequados e considerados indisciplinados, comportamentos que atrapalham a aprendizagem do grupo e impossibilita o professor de transmitir o conteúdo de forma como havia planejado.
Exemplos desse comportamento considerado inadequado são as conversas excessivas que desviam a atenção, não só dos alunos que estão conversando, mas de toda a sala. A falta de pontualidade do aluno com seus compromissos escolares, a falta de respeito com os funcionários e colegas em geral e denegrir o patrimônio escolar também são exemplos de comportamento inadequado.
Vários fatores influenciam tais comportamentos, como a falta da participação dos pais e responsáveis na vida escolar do aluno, falta de interesse do próprio aluno, a falta de regras na sala de aula e até a maneira como o professor lida com a turma, não conseguindo impor respeito e despertar o interesse do aluno.
. Capítulo 3: A teoria de Carl Rogers e suas implicações na educação.
A teoria de Rogers surgiu em meados do século xx. Carl Rogers e seu trabalho são caracterizados por uma base filosófica e humanista e sua teoria chama-se ACP- Abordagem centrada na Pessoa, na qual se concentra em estudar e observar uma concepção valorativa do Homem.
A teoria rogeriana visa à liberdade do homem perante toda uma sociedade:
“a compreensão de que ‘posso viver eu mesmo, aqui agora, por minha própria escolha’. (p.36).
Desta forma abordaremos assuntos acerca da teoria de Rogers e suas implicações na visão psicológica no âmbito da educação e sociedade”.
Rogers no decorrer dos capítulos aborda temas que configuram sua teoria como um todo, alguns destes são: O homem e sua produção literária, que visa acentuar a sua formação acadêmica e o início de suas pesquisas no campo da psicologia. Suas