farmacologia
Farmacologia
CURITIBA 2014
Trabalho referente ao 2° módulo do curso de técnico de enfermagem, oferecido pelo Ceap (Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi), referente a matéria de farmacologia, orientado pelo professor Wagner Lopes. CURITIBA 2014
Introdução.
O uso de qualquer medicamento sem prescrição médica, é um perigo a saúde. Os medicamentos ocupam um papel importante nos sistemas sanitários, pois salvam vidas e melhoram a saúde. A utilização de medicamentos é a forma mais comum de terapia em nossa sociedade, porém existem estudos demonstrando a existência de problemas de saúde cuja origem está relacionada ao uso de fármacos. Às pressões sociais as quais estão submetidos os prescritores, a estrutura do sistema de saúde e o marketing farmacêutico são habitualmente citados como fatores envolvidos nessa problemática. O uso de qualquer medicamento sem prescrição médica, é um perigo a saúde.
Medicamento, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), é toda substância contida em um produto farmacêutico, empregado para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos, em benefício da pessoa que se administra. Entretanto, os fármacos podem causar efeitos prejudiciais. Antes de um medicamento ser lançado no mercado, ele passa por testes em um número limitado de pacientes e voluntários, obedecendo a critérios internacionalmente adotados e aceitos. Mesmo assim, estes ensaios não são suficientes para prever todos os efeitos adversos e colaterais decorrentes do uso dos medicamentos ou do uso concomitante com outras substâncias. Somente o uso em maior escala durante a comercialização, permite que os efeitos adversos sejam observados e relatados para que se possa reavaliar a utilização e os riscos da administração do produto em questão.
Indice.