texto de libra
Alunos Luiz Cláudio da Silva Rios e Antonio de Souza Oliveira
Disciplina Introdução à Linguagem Libra
Professor José Tadeu Raynal Rocha
Data 21/06/14
Polo Pintada
Atividade online II
Os desafios de uma pessoa surda
A língua de sinais é a voz biológica e cultural dos surdos que expressa o pensamento, sentimentos e toda sua tradição histórica.
Os relatos históricos registram a presença de pessoas surdas em todos os tempos e a língua de sinais, apesar de ser reconhecida oficialmente recentemente é algo muito antiga. Desde os primórdios os surdos foram rotulados como anormais e deficientes. Foram feitas muitas injustiças contra as pessoas surdas e mudas que ficaram impossibilitadas de se desenvolver intelectual, socialmente, e de exercer sua plena cidadania. Suas idéias e aspirações ficaram sufocadas, pois as pessoas ouvintes, por ignorância em muitas situações, ou por descaso não compreendiam a linguagem de sinais e os surdos não tinham habilidades para se expressar usando como ferramenta a linguagem oral. A falta de respostas para os questionamentos sobre os acontecimentos que ocorrem ao seu redor e o limitado vocabulário faz com que os surdos se sintam reprimidos. Esta repressão leva a pessoa surda a desenvolver um comportamento considerado pela sociedade como agressivo e estúpido. Uma pessoa surda tem muita dificuldade de assimilar os significados das palavras para efetuar uma leitura oral prazerosa. O relato de Sacks sobre uma menina surda, citado por Karin Lilian Strobel evidencia este fato.
Ela estava longe de ser estúpida, mas como nasceu surda, seu vocabulário, adquirido devagar e com maior dificuldade, ainda era pequeno demais para lhe permitir a leitura por diversão ou prazer. Em conseqüência quase não havia meios pelos quais pudesse absorver as informações diversas e temporariamente inúteis que as outras crianças inconscientemente adquirem através da conversa ou da leitura ao acaso. Quase tudo que ela sabia