Presidencialismo e parlamentarismo
Além dos sistemas de governo existentes que são o Parlamentarismo e o Presidencialismo, existem as formas de governo, que são República e Monarquia, e também existem os Regimes de governo, que são a Democracia e a Ditadura.
Regimes de Governo:
Democracia: Quando o poder é exercido pelo povo ou por seus representantes.
Ditadura: Governo de um único líder reconhecido como repressor e autoritário.
Formas de Governo:
República: Forma de governo na qual um representante (presidente) eleito pelo povo e governa o país
Monarquia: A chefia do Estado hereditária é a característica mais comum das monarquias, mas isso não quer dizer que o rei ou a rainha detenham todo o poder.
Parlamentarismo e Presidencialismo
O que divide as categorias dessas diferentes concepções segundo as quais se podem configurar o Estado, o regime político e os sistemas de governo, é que os sistemas políticos dependem de seu desempenho e não de sua forma, organização e distribuição de poderes. Parlamentarismo ou Presidencialismo? Essa questão só ganha sentido quando relacionada com objetivos que para serem explicados, precisam ser retirados de outras grandes questões. Questões que dizem respeito às formas de governo e os temas a ele ligados: divisão de poderes, representação parlamentar, sistemas partidários e eleitorais, etc.
Parlamentarismo:
O Parlamentarismo é um sistema em que o Parlamento, que é o poder legislativo, oferece apoio direto ou indireto para o poder executivo. Assim, o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser formado e para governar. No Parlamentarismo, o poder executivo é normalmente exercido por um primeiro-ministro, chamado de chanceler.
O sistema parlamentarista pode se apresentar de duas maneiras:
* Na República Parlamentarista, o chefe de Estado é um presidente eleito pelo povo e empossado pelo parlamento, por tempo determinado;
* Nas Monarquias parlamentaristas, o chefe de governo é o monarca, que