Parlamentarismo ou Presidencialismo
A escolha entre o Presidencialismo e Parlamentarismo não é fácil, já que ambos apresentam pós e contras. Apesar de muitos estudiosos apostarem atualmente no Parlamentarismo baseados nas crises que o Presidencialismo apresenta, por exemplo, como citado no texto a hipertrofia do Poder Executivo, onipotência do presidente da República, mandato por tempo determinado só podendo, na prática, ser interrompido por golpe de Estado.
Fato esse que vem incomodando maior parte da sociedade brasileira, já há algum tempo. Apesar de discussões repetitivas, como o voto para eleger candidatos que assumem a responsabilidade de melhoria para todos e após quatro anos, são rejeitados pela própria população que o elegeu. E isso não há de acabar tão logo, já que como citado acima, o mandato só poderá ser interrompido antes dos quatro anos se completarem por golpe de Estado.
Pensasse, portanto, que o Parlamentarismo poderia então ser mais eficaz, tendo como decisão várias cabeças pensantes a fim de entrar num acordo e decidir quem seria o melhor candidato a cumprir esta tarefa. Porém, o parlamentarismo um dia já foi usado e nem tão bem sucedido.
Atualmente, sinceramente, fica em aberto essa questão. Já que ambas as alternativas não apresentaram grandes resultados diferenciados e positivos. Pessoalmente, arriscar-me-ia a votar no Parlamentarismo por hora. Apesar de por muitos motivos decorrentes, estar descrente de qualquer política neste país.
Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração?
A escolha entre o Presidencialismo e Parlamentarismo não é fácil, já que ambos apresentam pós e contras. Apesar de muitos estudiosos apostarem atualmente no Parlamentarismo baseados nas crises que o Presidencialismo apresenta, por exemplo, como