PREPARAÇÃO, ANÁLISE MICROESTRUTURAL E CÁLCULO DE TAMANHO DE GRÃO
BC1105 – Materiais e suas Propriedades
PREPARAÇÃO, ANÁLISE MICROESTRUTURAL E
CÁLCULO DE TAMANHO DE GRÃO
Santo André – SP
2014
Sumário
1INTRODUÇÃO 2
2PREPARAÇÃO DE AMOSTRA 3
2.1MATERIAIS UTILIZADOS 3
2.2CORTE 4
2.3EMBUTIMENTO 5
2.4LIXAMENTO 5
2.5POLIMENTO 7
2.6ATAQUE QUÍMICO 8
3ANÁLISE MICROESTRUTURAL 9
4CÁLCULO DE TAMANHO DE GRÃO 10
5CONCLUSÃO 12
6REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1 INTRODUÇÃO
Análise metalográfica é um recurso muito útil para determinar ou explicar as propriedades e o comportamento de materiais metálicos, pois permite conhecer a estrutura do material, ou seja, seus constituintes microestruturais (fases), bem como a sua morfologia e a distribuição espacial. Quanto ao método de observação, podemos distinguir entre macrográfica e micrográfica, sendo a macrográfica a observação das características de grandes dimensões podendo ser observadas a olho nu e as micrográficas são observações de aspecto microestruturais, tais como, limite de grãos e defeitos cristalinos e são observadas com a utilização de microscópios ópticos ou eletrônicos.
2 PREPARAÇÃO DE AMOSTRA
Antes de começar o processo de observação, é necessária a preparação das amostras, onde devem ser considerados fatores que podem influenciar nos resultados, tais como, tipo de material e o meio de observação.
2.1 MATERIAIS UTILIZADOS
Aço baixo carbono 1010
Cortadora metalográfica Érios G-S 80
Embutidora metalográfica PRE 30Mi
Lixadeiras AROPOL 2V da Arotec
Alumina
Nital
Vidro de relógio
Microscópio óptico
2.2 CORTE
Algumas vezes é necessário o particionamento do corpo de prova para adequar a amostra a análise metalográfica. Existem vários métodos de se obter um corpo de prova, através de fresadoras, tornos, retificas eletro erosão, corte a jato de água e a laser, porém esses