projeto
DISCIPLINA: Geografia do Maranhão
PROF: Arlindo Bernardes
São Luís/2015
PROJETO: OBSERVAÇÃO DA DINÂMICA E AS TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM.
ORGANIZAÇÃO E ELABORAÇÃO: PROF, ARLINDO BERNARDES
POPULAÇÃO A SER TRABALHADA: ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR (6º, 7º,8º E 9º).
INTRODUÇÃO:
As paisagens variam muito de acordo com as características naturais e o modo como os espaços foram ocupados pela sociedade, ao modificar as paisagens para construir moradias, cultivar alimentos, criar animais ou instalar indústrias, o homem reorganiza o espaço por meio de seu trabalho.
As cidades começaram a crescer vertiginosamente e o campo vai sendo também influenciado por este crescimento e pelas formas de produção da indústria moderna, tornando assim a cidade a sede das indústrias e o campo o fornecedor de matérias-primas para as cidades. Contudo o campo, a cidade e a industrialização são interdependentes, as matérias-primas que abastecem as indústrias e os alimentos para a população que mora na cidade são produzidas no campo, a população que mora no campo compra bens de uso e consumo produzidos na cidade, de onde também recebe a prestação de serviços. O Brasil e o Maranhão são espaços de muitos contrastes que resultam da extensão do território, da formação histórica, da enorme variedade de elementos naturais e sociais, o que nos leva a pensar na grande diversidade de paisagens. O projeto propõe aos alunos métodos avaliação, análise e compreensão coletivamente e individualmente da paisagem local, podendo assim interagir, pesquisar e concluir conhecimentos sobre a cidade, focando sempre na maneira a formar questionamentos reflexivos e coletivos.
JUSTIFICATIVA:
Interessar-se pelas diferentes paisagens de nossa cidade, é uma forma de compreender como foi realizado o processo de ocupação de nossa região e do país, além de compreender as diversas formas de