análise microestrutural
Experimento I – Análise Microestrutural
Turma - Diurno
Santo André, 27 de novembro de 2013
Sumário
1. Introdução
1.1. Microscópio Óptico
O Microscópio deriva de duas palavras gregas que significam, basicamente, "pequeno" e "observar". Não se sabe ao certo quem inventou o microscópio, porém é afirmado hipoteticamente que o holandês Zacarias Janssen foi seu inventor, em meados do século XVI. O modelo de Jansse foi aperfeiçoado ao longo dos anos e muitos outros surgiram para as mais variadas aplicações, que vão desde a biologia até, mais recentemente, a microeletrônica e a astronomia.
O microscópio óptico é formado por duas lentes convergentes: a objetiva e a ocular. A lente objetiva é um conjunto de lentes que apresenta pequena distância focal e que fornece uma imagem real e aumentada do objeto que é observado [1]. No caso da lente ocular, a mesma, que também é formada por lentes convergentes, funciona da mesma maneira que uma lupa, fornecendo uma imagem virtual e aumentada da imagem real.
Na figura 1 está esquematizado as principais partes do microscópio óptico. A descrição das mesmas segue abaixo.
Figura 1 – Principais componentes de um microscópio óptico [2].
- Ocular: é a lente situada perto do olho do observador, tem função de amplia a imagem formada nas objetivas. Quando o microscópio é binocular, possui um mecanismo que permite ajustar a distância interpupilar.
- Objetivas: são as lentes situadas perto da preparação, ampliando a imagem desta. Na superfície de cada objetiva estão indicadas o aumento, a abertura numérica e ainda há um anel colorido que indica o aumento: vermelho 4X, amarelo 10X, azul 40X e branco 100X (esta última de imersão).
- Condensador: é um sistema de lentes situado abaixo da platina e que tem a função de concentrar a luz gerada pela