Técnica de análise microestrutural
A Análise Micrografia é o exame do aspecto de uma amostra metálica segundo uma seção plana, devidamente polida e em geral atacada por um reativo apropriado, com o auxilio de aparelhos com maior ampliação do que o olho humano, e com isso se consegue maior riqueza de detalhes. Por essa técnica é possível se fazer a análise dos constituintes e aspetos microestruturais dos materiais.
2 Objetivo
O objetivo é realizar os procedimentos necessários para se fazer uma analise microestrutural via microscópio óptico, e obter os resultados da analise de uma amostra de aço e outra de alumínio.
3 Metodologia
As amostras de aço e de alumínio foram entregue pelo professor Leonardo e levadas pelo aluno ao laboratório para que pudesse ser feita a preparação das mesmas para a analise microscópica.
No laboratório, com a ajuda e supervisão do assistente Graciliano, foram seguidos os seguintes passos para a obtenção do preparo da amostra:
3.1 Amostra de aço
1) Desbaste:
Foi realizado o desbaste da amostra em uma desbastadora mecânica composta por uma lixa de 100# com partículas de SiC (Carbeto de Silício), pois a mesma apresentava uma superfície oxidada e bastante desgastada. Tomou-se o cuidado de não exercer muita pressão da amostra sobre a lixa, para evitar encruamentos locais ou aquecimento da peça e assim uma possível mudança das características originais da superfície da amostra.
Desbastadora mecânica:
Amostra no estado de entrega:
2) Lixamento
Após o desbaste, foi realizado o lixamento manual, que consiste em atritar a superfície da amostra sobre lixas padronizadas de partículas de SiC, coladas em papéis especiais. O lixamento deve ser feito a úmido, para facilitar a remoção das partículas que estão sendo cortadas da amostra e refrigerar a superfície que está sendo atritada, e em cada lixa, deve se lixar a amostra em uma única direção. Ao se passar de uma lixa para a outra, inverte-se a direção de lixamento em 90º, e devem-se tomar os