Comandos elétricos
PROF: TAVARES
TURMA: S5 MECATRÔNICA INDUSTRIAL – NOITE – CAMPUS CEDRO
ALUNOS: JESUS RIBEIRO WENDEL FECHINE CRISTINA JEANE SUZY MACIEL
INTRODUÇÃO
Aconteceu no dia 04 de setembro de 2013, no IFCE – Campus Cedro, no Laboratório de comandos elétricos as aulas prática da disciplina de Comandos, cujo objetivo era a instalação e acionamento de motores através de Chave boia.
Os matérias utilizados foram os disponíveis na bancada de comandos: Relé de proteção, fusíveis, disjuntor, chave boia, contactores, fios para conexão, motor trifásico e lâmpadas incandescentes.
PROCEDIMENTO
Foi montado o circuito para acionar um motor de indução trifásico a partir da chave boia.
Foi montado todo o circuito de força utilizando as três fases (R,S e T), ligamos em cada Fase os fusíveis, os relés de proteção, três contactos NA de K1 e o motor. Em seguida foi montado o circuito de lógica, utilizamos a Fase R para ligar a entrada do disjuntor, em série com o disjuntor foi colocado um fusível, relé de sobrecarga ligado na chave boia e esta conectada no contactor e este por sua vez ligado ao neutro. Em paralelo com o contactor uma lâmpada como sinalização de ligada (figura 1).
RESULTADOS
Ao ser ligada a bancada os elementos serão energizados, porém não será acionado, pois a chave poia esta em uma posição que não conduz (figura 1). Quando a chave boia é posicionada na posição de condução o contactor será energizado e fechará os contatos NA do circuito de força e ligará o motor e a iluminação(figura 2).
Figura 1 Figura 2
Obs: Considerar a chave P1 como uma chave boia.
CONCLUSÂO
Através das aulas práticas tivemos a oportunidade de aprender a fazer as ligações das chaves boias e observar o funcionamento das mesmas.