comandos eletricos
Existem diferentes tipos de dispositivos elétricos que servem para comandar, regular e proteger os motores elétricos e constituem os elementos de potência das instalações elétricas industriais. Alguns são manuais (chave de potência) e outros automáticos (contatores e relés).
Normalmente, os dispositivos utilizados em baixa tensão podem ser classificados como de seccionamento ou de proteção.
Dispositivo de secciona mento comutadoras seccionadoras e contadoras em vazio ou sobre carga.
Dispositivo de proteção contra sobrecarga reles térmico e transistores e contra curto circuito fusíveis e reles eletromagnético.
6. Dispositivos de manobra
Os dispositivos de manobra servem para ligar e desligar os dispositivos elétricos de potência. Os principais são:
Botões – Instalados nos circuitos com a função de ligar e desligar, ou seja, possibilitam o acionamento ou a interrupção da corrente de comando. São encontrados em diversos tipos e tamanhos, de acordo com sua utilização, por exemplo: acionadores simples, de emergência etc.
Botoeiras – Elementos de controle manual para o comando de máquinas em geral. Atuam no circuito de comando ligando e desligando o equipa- mento com comando via contatores.
Chave seccionadora – Tipo de dispositivo mecânico de conexão de abrir e fechar um circuito. Como é uma chave de acionamento e manobra, é capaz de suportar correntes de curto-circuito por determinado tempo. As seccionadoras são identificadas pela corrente e tensão nominal e podem ser definidas quanto a seu acionamento. São divididas em quatro categorias.
Interruptor – Chave seca de baixa tensão com construção e características elétricas adequadas à manobra de circuitos.
7. Dispositivos de acionamento
O contator é um dispositivo capaz de realizar um acionamento