Litiase
A Litíase biliar é uma doença que consiste na formação de cálculos na vesícula biliar. Litíase equivale à presença de cálculos ou pedras, pequenas formações sólidas, móveis, numa cavidade de um órgão ou num canal.
Biliar significa que as pedras se encontram nas zonas onde a bílis se armazena, na chamada vesícula biliar, ou na via biliar.
Os cálculos biliares formam-se na vesícula biliar quando as partículas de colesterol ou de bilirrubina se agregam e associam a sais de cálcio, formando uma massa sólida. Esta pedra aumenta de tamanho à medida que é banhada pelo líquido biliar, de modo semelhante ao que acontece quando se forma uma pérola no interior de uma ostra.
Na maior parte das vezes, os cálculos biliares não causam sintomas ou problemas. Os cálculos biliares de pequenas dimensões podem sair da vesícula e conduzidos pela via biliar, serem eliminados do organismo através dos intestinos. No entanto, os cálculos biliares podem causar sintomas se ficarem presos na saída estreita da vesícula biliar ou nos canais que drenam até ao duodeno. Depois das refeições, especialmente das refeições com um conteúdo elevado de gordura, os músculos finos da parede da vesícula biliar contraem-se para ajudar a libertar a bílis para o intestino. Se a vesícula biliar se contrair contra um cálculo, ou se este bloquear a saída de líquido, impedindo-o de ser drenado livremente, pode originar-se uma dor forte e contínua.
Podem surgir problemas mais graves se um cálculo entrar nas vias biliares, mas não conseguir alcançar o duodeno. Neste caso, o cálculo pode causar uma obstrução, com acumulação de bílis na vesícula biliar e no fígado. Quando um cálculo bloqueia a saída da vesícula, esta fica distendida, inflamada e dolorosa (colecistite). Uma vez que o aparelho digestivo se encontra contaminado por bactérias, o líquido bloqueado pode conduzir a uma infecção muito grave (colangite). Se o cálculo biliar se alojar na zona terminal das vias biliares pode bloquear