CBR e compactação
BRUNA TOSIN
CLAUDIA CHIBIAQUI BISSOLOTTI
DIOGO MEZZOMO
GUILHERME FOLE
INDIARA DE MORAES
JOAO KRATZ
PEDRO MARIO CRESTANI
RANDAL ANTOINE
ENSAIO DE COMPACTAÇÃO E CBR
Solo Havan
ITAJAÍ
2011
BRUNA TOSIN
CLAUDIA CHIBIAQUI BISSOLOTTI
DIOGO MEZZOMO
GUILHERME FOLE
INDIARA DE MORAES
JOAO KRATZ
PEDRO CRESTANI
RANDAL ANTOINE
ENSAIO DE COMPACTAÇÃO E CBR
Solo Havan
ITAJAÍ
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
3 OBJETIVOS 7
4 MATERIAIS E MÉTODOS 7
4.1 Materiais 7
4.2 Metodologia 7
4.2.1 Compactação 7
4.2.2 Ensaio CBR 10
5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 11
6 CONCLUSÃO 14
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
1 INTRODUÇÃO
Neste relatório descrevem-se os procedimentos efetuados no laboratório de Pavimentação, situado no LATEC, na Universidade do Vale do Itajaí nos dias 6 e 13 de Setembro de 2011.
Os procedimentos aqui descritos tiveram como objetivos determinar a resistência da amostra de solo, sendo primeiramente realizada a compactação do solo, em seguida é determinado a umidade ótima e finalizando com o ensaio CBR.
A compactação é um método de estabilização de solos que se dá por aplicação de alguma forma de energia, neste caso de ensaio de impacto, o efeito deste atribui ao solo um aumento de seu peso específico e resistência ao cisalhamento, e uma diminuição do índice de vazios, permeabilidade e compressibilidade. Assim é possível obter a correlação entre o teor de umidade e o peso específico seco do solo
O ensaio CBR (California Bearing Ratio) padronizado necessária à penetração no solo até determinado ponto e a pressão necessária para que o mesmo pistão penetre a mesma quantidade em solo-padrão de brita graduada. Através do ensaio de CBR é possível conhecer qual será a expansão de um solo sob um pavimento quando este estiver saturado, e fornece indicações da perda de resistência do solo com a saturação.
Com base nestes conceitos este