Usinas
O que é uma Usina Hidrelétrica?
Uma usina hidrelétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio.
Basicamente, uma usina hidrelétrica compõe-se das seguintes partes: barragem, sistemas de captação e adução de água, casa de força e sistema de restituição de água ao leito natural do rio. Cada parte se constitui em um conjunto de obras e instalações projetadas harmoniosamente para operar eficientemente em conjunto.
Como Funciona uma Usina Hidrelétrica?
A água captada no lago formado pela barragem é conduzida até a casa de força através de canais, túneis e/ou condutos metálicos. Após passar pela turbina hidráulica, na casa de força, a água é restituída ao leito natural do rio, através do canal de fuga. Dessa forma, a potência hidráulica é transformada em potência mecânica quando a água passa pela turbina, fazendo com que esta gire, e, no gerador que também gira acoplado mecanicamente à turbina a potência mecânica é transformada em potência elétrica.
Impactos Sociais
Os impactos sociais são visíveis com o deslocamento das populações ribeirinhas e indígenas, algumas que viviam na região há muitos anos, e são obrigadas a mudar-se por causa do alagamento para a construção dos lagos artificiais.
E apesar de ser uma fonte limpa de energia, apenas 18% da energia mundial é produzida pelas hidrelétricas, pois a maioria dos países não possuem as condições naturais necessárias para a construção dessas usinas.
Impactos Econômicos
O preço de uma hidrelétrica pode variar muito, de acordo com a localização da construção, a capacidade de geração de energia, o tamanho do vertedouro, a necessidade de terraplenagem entre outras coisas, tendo em vista que uma hidrelétrica é composta por diversas obras, com algumas informações podemos verificar que uma hidrelétrica varia desde 7 bilhões até 12 bilhões.
Pelo fato das