Usinas
A cadeia da indústria de suprimento da energia elétrica consiste nos sistemas de geração, transmissão e distribuição, assim como os transformadores, equipamentos encarregados de elevar e/ou reduzir as tensões aos níveis mais convenientes, em função das características do sistema elétrico.
A Energia elétrica e produzida através de Usinas que utilizam diversos recursos para produção de energia. Como por exemplo, Usina hidrelétrica, eólica, usinas à carvão ou nucleares. Porem todas com a mesma finalidade, que é levar a energia para nossa casa. No Brasil a principal fonte de energia são as Usinas hidrelétricas que utilizam a força dos rios para produção de energia. Essas usinas possuem enormes turbinas, parecidas com cata-ventos gigantes, que rodam impulsionadas pela pressão da água de um rio represado. Ao girar, as turbinas acionam geradores que produzirão energia.
“Uma grande hidrelétrica custa muito caro para construir e tem grande impacto ambiental, mas por outro lado é uma fonte de energia limpa e renovável, que não depende de combustíveis fósseis”.
A Usina Hidrelétrica de Itaipu localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai
A usina hidrelétrica de Itaipu é a maior em operação no mundo, fruto de um empreendimento binacional desenvolvido em conjunto pelo Brasil e o Paraguai, no rio Paraná. A potência instalada da usina, de cerca de 12.600 MW (megawatts), é responsável pelo suprimento de mais de 80% da energia elétrica consumida em todo o Paraguai e cerca de 30% do abastecimento das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, regiões que concentram cerca de 65% da população brasileira.
Por sua grandeza e pelo interesse que desperta em todo o mundo, a usina de Itaipu está entre as principais atrações turísticas de Foz do Iguaçu. Desde que foi aberta à visitação, em 1977, a usina já recebeu cerca de 10 milhões de visitantes, de 162 países.
Transmissão e distribuição de energia elétrica
As linhas de