Relatório de Compactação e CBR
Compactação do Solo e CBR
Brasília – DF
Outubro 2013
Introdução
A compactação de um solo é um processo manual ou mecânico com o objetivo de reduzir o índice de vazio e o volume, e assim, aumenta sua resistência, tornando-o mais estável. A compactação tem em vista esses dois aspectos: aumentar a intimidade de contato entre os grãos e tornar o aterro mais homogêneo. O aumento do peso específico do material produzido pela compactação tende a melhorar diversas propriedades do solo, nos aspectos de permeabilidade, compressibilidade e absorção de água. O processo de compactação a ser empregado em uma obra, vai depender dos aspectos e característica do projeto a ser executado e principalmente do tipo solo disponível. A garantia de uma boa estabilidade de um solo é o grande desafio da compactação, por meio desse ensaio é possível obter a correlação entre o teor de umidade (h) e o peso específico seco de um solo ( s), quando compactado com determinada energia. Para que houvesse uma comparação de resistências, foram adicionados determinadas porcentagens diferentes de cimento para cada grupo.
Sendo assim, ficamos com intuito de chegar a um resultado final satisfatório à relação água/cimento adicionado ao solo em uso.
Preparação da Amostra
1. Secagem ao ar
2. Destorroamento
3. Peneirar e separar o solo com 5 amostras de 5kg cada.
4. Separar amostras do solo, pesa-los, leva-los à estufa para secagem do mesmo e logo após, pesa-los novamente para obter a umidade.
5. A partir da porcentagem de umidade encontrada, foi adicionado a mesma porcentagem de cimento. No nosso caso, foram 3% (o que equivale a 150g) de cimento sob 5kg de solo.
6. Logo após, foi calculado a quantidade de água a ser adicionada juntamente com o solo e o cimento.
Equipamentos
Os principais equipamentos são: Balança, Peneira de 19 e 4.8 mm, Estufa, Capsulas