relatório de compactação e cbr
CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELLA
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS E GEOLOGIA APLICADA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
FÁBIO DOS SANTOS MARTINS
RELATÓRIO DE ENSAIOS LABORATORIAIS
TERESINA-PI, 2014
FÁBIO DOS SANTOS MARTINS
RELATÓRIO DE ENSAIOS LABORATORIAIS
TERESINA-PI, 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O solo é um meio complexo e heterogêneo, produto de alteração do remanejamento e da organização do material original (rocha, sedimento ou outro solo).
Para estudo do solo são realizados vários ensaios, sendo que para determinar a capacidade de suporte de um solo compactado pode ser usado o método do índice de suporte, que fornecera o Índice de Suporte California, também conhecido como CBR. Antes da realização do CBR, é necessária a execução de um ensaio de compactação, na qual se optou pelo ensaio Proctor Intermediário para determinação da umidade ótima e densidade especifica aparente máxima.
2. FUNDAMENTÇÃO TEÓRICA
2.1. ENSAIO DE COMPACTAÇÃO
O inicio da técnica de compactação é creditado ao engenheiro Ralph Proctor, que, em 1933 publicou suas observações sobre compactação de aterros, mostrando ser a compactação função de quatro variáveis, peso especifico seco, umidade, energia de compactação e tipo de solo.
A compactação do solo é um método utilizado na estabilização e melhoria do mesmo através de processo manual ou mecânico, visando reduzir o volume de vazios com a expulsão do ar, aumentando assim, sua resistência ao cisalhamento, sendo este devido ao maior contato entre os grãos, além de diminuir a permeabilidade, a deformabilidade, absorção de água, e aumentar a homogeneidade do solo.
2.2. ENSAIO DE PROCTOR INTERMEDIÁRIO
O ensaio de Proctor Intermediário consiste em compactar uma porção de solo, em camadas, mediante a aplicação de golpes produzidos por um soquete, dentro de um