qualidade
Resumo
Daniela Barbosa Silva RA: 8062784010.
1. resumo capitulo 3
1 Tabelas.
Um dos objetivos da estatística e sintetizar os valores que uma ou mais variáveis podem assumir, para que tenhamos uma visão global da variação ou dessas variáveis.
E isso ela consegue inicialmente apresentando em tabelas ou gráficos, que irão nos fornecer rápidas e seguras informações a respeito das variáveis em estudo, nos permitido determinações administrativas e pedagógicas mais coerentes e cientificas.
Uma tabela compõe-se de;
A) Corpo: conjunto de linhas e colunas que contem informações sobre a variável em estudo.
B) Cabeçalho: parte superior da tabela que especifica o conteúdo das colunas.
C) Coluna indicadora: parte da tabela que especifica o conteúdo das linhas.
D) Linhas: reta imaginaria que facilitam a leitura, no sentido horizontal de dados que se inscrevem nos seus cruzamentos com as colunas.
E) Titulo: conjunto de informações as mais completas possíveis respondendo as perguntas: O que? , Quando?, Onde?Localizada no topo da tabela.
F) Casa ou Célula: espaço destinado a um só numero.
Há ainda a considerar os elementos complementares da tabela que são a as fontese, as notas, e as chamadas, e as chamadas, colocadas de preferência, no seu rodapé. De acordo com a Resolução 886 da fundação IBGE, nas casas ou células devemos colocar:
*um traço horizontal (_) quando o valor e zero, não só quando a natureza das coisas, como quanto ao resultado do inquérito;
*três pontos (...) quando não temos dados;
*um ponto de interrogação (?) quando temos duvida quanto à exatidão de determinado valor;
*zero (0) quando o valor e muito pequeno para ser expresso pela unidade utilizada. Se os valores são expressos em numerais decimais ,precisamos acrescentar a parte decimal um numero correspondente de zeros(0,0; 0,00; 0,000;...).
2. series estatisticas
Denominação serie