gestão de rh
Prof. Nilson Teixeira
Começando o Projetos
Prof. Nilson Teixeira
Princípios Básicos em
Gerenciamento de Projetos
Este capitulo irá explicar os conceitos que serão repetidamente utilizados nas descrições e práticas de cada área de gerenciamento de projeto Linha de Base
A linha de base é uma medida de desempenho ou do sucesso do projeto.
Uma linha de base mede a capacidade de o projeto cumprir os requisitos conforme o planejado. O PMBOK prevê três linhas de base principais como medidas de sucesso do projeto: escopo, tempo e custo.
Linha de Base
A linha de base do escopo é a soma de todas as entregas do projeto. Essa linha de base representa todo o trabalho que deve ser realizado e concluído pelo projeto. Entregas não inclusas na linha de base do escopo não serão realizadas.
Linha de Base
A linha de base do escopo inclui:
Declaração de Escopo aprovada pelas partes interessadas;
Estrutura analítica do projeto;
Dicionário da EAP.
Linha de Base
A linha de base do tempo engloba o cronograma de todo o trabalho que será realizado para compor as entregas definidas no escopo. Cada atividade do cronograma é um item do trabalho necessário para produzir as entregas definidas para o projeto.
Linha de Base
Há também a linha de base da qualidade, vinculada a padrões específicos de qualidade para determinados projetos, como os padrões de Total Quality
Management – TQM ou ISO 9000.
Premissa ou Suposição
Premissa é aquilo tido como certo no projeto. Normalmente as premissas são itens que o gerente do projeto dá como certo e acordado para dar inicio ao projeto.
Nesse caso, o gerente do projeto manifesta suas premissas às partes interessadas para obter uma validação ou modificação.
Premissa ou Suposição
Suposições ou premissas podem mudar durante o projeto e precisam ser monitoradas, pois podem representar um risco à sua consecução.
Exemplos de Premissas: