Gestão de RH
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS – FES
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE RH I
OS IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO, POLÍTICA E MERCADO NA GESTÃO DE PESSOAS
MANAUS
2014
1. Introdução
Um novo cenário se mostra presente nas empresas em todo o mundo. Desde a primeira Revolução Industrial até os dias atuais, houve grandes mudanças de ordem política, social e econômica. As empresas estão cada vez mais presentes nas economias dos países, gerando riquezas e status para as sociedades a que pertencem. Nas últimas décadas do século XX, notaram-se profundas e contínuas mudanças nas áreas tecnológicas e sociais e nas estruturas organizacionais das empresas, procurando atender a uma nova ordem que se aproximava do terceiro milênio: o mercado globalizado. Este artigo foca algumas destas mudanças e os reflexos notados nos produtos, nas pessoas, nas organizações e nas sociedades.
A globalização gerou impactos significativos no âmbito organizacional. O aumento da competitividade vem promovendo importantes mudanças na estrutura dos mercados de produção e consumo. Uma nova economia se forma: a “economia do conhecimento”, onde cada vez mais, as empresas passam a exigir de seus colaboradores conhecimentos e habilidades.
As pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional: elas passam a constituir a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente concorrencial.
A revolução tecnológica e a globalização do século XX modificaram o comportamento das organizações empresariais com uma intensidade nunca vista no cenário mundial, instigando-as a buscar novos modelos de gestão para dar conta das infindáveis demandas humanas e sociais do atual contexto.
Nesta compreensão, o presente trabalho tem o objetivo de analisar os desafios da gestão de pessoas do novo século,