comando eletrico
Comandos elétricos são essenciais no ambiente industrial para acionamentos de máquinas e equipamentos. O comando elétrico é composto de circuito de força, onde são registradas e ligadas as cargas, e circuito de comando onde os dispositivos de manobra e proteção são comandados. Para que se entenda bem um circuito de comando e se possa ler este com facilidade é necessário o conhecimento de todas as simbologias que no desenho contém, que será visto adiante.
Comandos elétricos
Comandos elétricos são dispositivos elétricos ou eletrônicos usados para acionar motores elétricos, como também outros equipamentos elétricos. São compostos de uma variedade de peças e elementos como contatores, botões temporizadores, relés térmicos e fusíveis.
Uma grande parte das máquinas em oficinas e na indústria é acionada por motores elétricos. Para manejar essas máquinas são necessários dispositivos que permitem um controle sobre motores elétricos. Esses dispositivos de controle são, nos casos mais simples, interruptores, também chamados chaves manuais.
Para motores de maior potência e para máquinas complexas usam-se comandos elétricos, automáticos, e muitas vezes sofisticados.
Os comandos elétricos permitem um controle sobre o funcionamento das máquinas, evitando, ao mesmo tempo, manejo inadequado pelo usuário e, além disso, dispõe de mecanismos de proteção para a máquina e para o usuário. Melhoram o conforto para manejar máquinas, usando simples botões. Permitem também controle remoto das máquinas.
Comandos elétricos eliminam a comutação manual de linhas de alimentação de motores e cargas de alta potência por meio de interruptores de grandes dimensões.
Circuito Elétrico
O circuito elétrico mais simples é composto por um gerador (ou fonte), por um receptor (ou carga do circuito) e pelos condutores que os interligam. No circuito abaixo temos um exemplo de Partida direta com reversão de motor trifásico.