brasis
Direito
Jessica Rodrigues Cardoso
Brasis Sulinos: Gaúchos Matutos e Gringos
Goiânia
2014
Sumário
Introdução
Introdução
Brasis Sulinos: Gaúchos Matutos e Gringos
O Brasil Sulino tem como característica básica sua heterogeneidade cultural, seus três componentes principais divergem entre si e em outras áreas do país.
É uma região formada por matutos lavradores de origem principalmente açoriana ocupam a faixa litorânea do Paraná para o Sul; antigos gaúchos da zona de campos da fronteira rio –platense e dos bolsões pastoris de Santa Catarina e do Paraná, e a formação gringo brasileira dos descendentes de imigrantes europeus, que formam uma ilha na zona central, avançando sobre as duas áreas. A interação desses três complexos formam homogeneamente os traços e os costumes de um a outro.
O Brasil Sulino surge à civilizações jesuítas espanhóis que criaram um raro modelo utópico de reorganização da vida social, que motivou os índios ao trabalho disciplinado. Por um lado desencadeou sobre as missões toda a fúria dos mamelucos paulistas (eram escravos que geralmente serviam a seus amos como pajens ou criados domésticos) que as viam como enorme deposito de índios facilmente agarráveis. Por outro lado teve como consequência, o êxito mercantil as novas missões, e em seguida conflitos com os bandeirantes que dizimaram muitos índios guaranis, forçando os jesuítas a se bandearem pras missões argentinas e paraguaias.
O motor fundamental da formação do Brasil sulino foi a empresa colonial portuguesa conduzida a levar sua hegemonia ate o rio da parta, o proposito inicialmente feito pelos bandeirante de conversação com os índios em mercadoria escrava que estabeleceu o primeiro circuito mercantil transbrasileiro, corporificou-se a seguir