Movimento Feminista
Introdução
Neste trabalho iremos apresentar o Movimento Feminista, que luta pela defesa e ampliação dos direitos da mulher, o início dele no Brasil, e as principais mulheres que marcaram a história.
Colégio SESI Campinas.
Goiânia, 23 de Novembro de 2012.
Alunos: Willana Araujo, Juliana Moraes, Caroliny Alves, Nathália Soares, Cleany Ayres, Tatiany Cristina, Maisa Freire, Matheus Morais, Gustavo Henrick
Professor: Carlos Roberto
Disciplina: Sociologia Série: 2° ano 002
O Movimento Feminista
O Movimento Feminista no Mundo Feminismo é o movimento social que defende a igualdade de direitos e estátos entre homens e mulheres em todos os campos. Feministas e acadêmicos dividiram a história do movimento em três "ondas". A primeira onda se refere principalmente ao sufrágio feminino, movimentos do século XIX e início do XX preocupados principalmente com o direito da mulher ao voto. A segunda onda se refere às idéias e ações associadas com os movimentos de liberação feminina iniciados na década de 1960, que lutavam pela igualdade legal e social para as mulheres. A terceira onda seria uma continuação - e, segundo alguns autores, uma reação às suas falhas - da segunda onda, iniciada na década de 1990.
O Movimento Feminista tem seu inicio na Revolução Francesa, o colapso na França que questionava o sistema político encorajou mulheres a se manifestarem contra a sujeição a quem eram submetidas das mais diversas modalidades: política, econômica, social, familiar, educacional, jurídica, entre outras.
Nesse momento, a prioridade era a conquista civis através do direito a propriedade de si próprias, devido ao fato dos maridos se considerarem dono de suas mulheres e seus filhos, buscavam também o direito ao voto, surgindo assim, os movimentos