Materiais relatório Contorno de Grão
No estudo de materiais algumas vezes é necessário examinar os elementos estruturais e os defeitos que influenciam suas propriedades. A capacidade para executar tais exames é importante: primeiro, para assegurar que associações entre as propriedades e estrutura (e defeitos) estão bem entendidas e, segundo, para prever as propriedades de materiais uma vez estas correlações tenham sido estabelecidas. [1]
Um método para a determinação do tamanho dos grãos do material, fator que influi em suas propriedades, em materiais policristalinos, é a análise microestrutural. Por meio dessa análise é possível estabelecer relação de medidas da sua estrutura com as suas características, para a realização dessa é necessário um procedimento de preparação da amostra.
Para a realização do procedimento, e tornar possível a analise dos contornos de grãos no microscópio, a amostra é primeiramente cortada, em seguida passa pelo embutimento, depois é lixada, polida e por fim é atacada. Após isso a amostra está pronta para ser analisada.
Na determinação do número de grão uma área é determinada na imagem obtida, pelo método do intercepto e também por meio de equações que serão explicados nas seções seguintes. Nesse relatório foi realizada a análise do Aço Carbono 1005.
2 Objetivos
O presente experimento tem como objetivo compreender as técnicas de preparação da amostra para análise microestrutural, posteriormente analisá-la no microscópio óptico. E ainda determinar o tamanho de grão da amostra observada.
3 Metodologia
A preparação metalográfica realizada em laboratório foi feita utilizando-se o aço carbono 1010, que é um aço de baixo teor de carbono (0,10%p), e que possui microestrutura predominantemente ferrítica. Após a identificação do material utilizado, são realizadas, então, cinco etapas da preparação metalográfica. Inicialmente, pega-se o material bruto, na forma de um paralelepípedo ou de um cilindro e é realizado o seu corte.
Tal atividade é