EXPERIMENTO 2 Rev1
Bacharelado em Ciência e Tecnologia
EXPERIMENTO 2: PREPARAÇÃO E ANÁLISE MICROESTRUTURAL – PARTE A -
DETERMINAÇÃO DE TAMANHO DE GRÃO
Santo André
2014
INTRODUÇÃO
A metalografia é a ciência que estuda a estrutura e morfologia dos metais a fim de determinar suas aplicações técnicas como suas propriedades técnicas e físicas. Para haver uma boa qualidade das amostras estudadas deve-se atribuir algumas precauções ao material estudado e o laboratório possuir os equipamentos necessários para tal processo. O processo de preparação de amostras segue basicamente essas etapas: Corte do material, lixamento, polimento, ataque com elementos químicos a fim de revelar os diferentes tipos de materiais compostos por aquela liga.
Após a preparação do material a caracterização envolve a análise feita por microscópio determinando quais são os microconstituintes do material, também será feita a analise dos grãos, indicando a porcentagem de cada fase constituinte, além de ser possível determinar a estrutura cristalina, composição química, quantidade, forma, tamanho, distribuição das fases e densidade.
É de imensa importância a caracterização dos materiais, pois diferentes tamanhos de grãos têm propriedades diferentes no comportamento mecânico. Geralmente quanto menor o grão maior será o limite de escoamento, consequentemente terá maior resistência à tração e dureza, logo é recomendável usar este tipo de material em estruturas com alto nível de periculosidade. Do mesmo modo, metais com grãos maiores terão maior ductilidade.
OBJETIVO
Compreender técnicas básicas de preparação de amostras para análise microestrutural (também conhecida como preparação metalográfica);
Analisar amostras em microscópio óptico de luz refletida;
Determinar o tamanho de grão de uma amostra policristalina
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL E MATERIAIS
OBSERVADO:
O material utilizado na demonstração foi o aço carbono 1010 (aço de baixo teor de carbono, 0,10%p, com