preconceito linguistico na sala de aula
Disciplina: Metodologia de Projetos
Professor :
Estudante: Divina das Graças Oliveira Mota
1. Elementos de um projeto de pesquisa
Tema
Preconceito Linguístico na sala de aula.
Delimitação do Tema
Atitudes linguísticas constrangedoras na sala de aula.
OBJETO DE PESQUISA. Atitudes linguísticas do professor no momento de ensinar a gramática normativa que podem deixar o aluno constrangido na sala de aula, e, com isso prejudicar o processo de aprendizagem do aluno. A escolha dessa pesquisa surgiu pelo interesse de se tratar das atitudes linguísticas dos professores em relação á variante linguística do aluno , e se estas possíveis atitudes podem prejudicar o processo de aprendizagem do estudante . Ao observar uma professora durante o Estágio Supervisionado I constatou-se que algumas atitudes podem constranger os alunos e prejudicar o aprendizado, ou seja, o comportamento linguístico do professor em relação às variações linguísticas dos alunos, principalmente de alunos de estratos sociais de menor prestígio. No entendimento de que a língua pode ser compreendida levando em conta sua heterogeneidade e não somente a regra única imposta pela tradição gramatical normativa.
Objetivos gerais identificar as atitudes que demonstram preconceito linguístico entre alunos, que podem comprometer o desenvolvimento de novas competências comunicativas na sala de aula.
Objetivos Específicos
observar fatores condicionantes que podem contribuir para o preconceito linguístico em sala de aula;
Identificar atitudes de preconceito linguístico em sala de aula por parte dos professores de Língua Portuguesa.
Revisão da bibliografia/ Fundamentação teórica
Segundo Bagno (2007), a unidade linguística do Brasil é um mito, e devido ás diferenças existentes a língua portuguesa dividiu-se em dois grupos: O português padrão, super valorizado pelas camadas superiores da sociedade, sendo eleita a língua “correta”, concedendo a