o papel do professor diante do preconceito linguístico

1890 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE NILTON LINS
LICENCIATURA PLENA EM LÍNGUA PORTUGUESA

O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DO PRECONCEITO LINGUISTICO E DA DIVERSIDADE LINGUISTICA DO ALUNO NA SALA DE AULA.

MANAUS-2013

LUMA SERRÃO DE OLIVEIRA

O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DO PRECONCEITO LINGUISTICO E DA DIVERSIDADE LINGUISTICA DO ALUNO NA SALA DE AULA.

MANAUS- 2013 PROBLEMATIZAÇÃO
Qual é o papel do professor diante do preconceito linguistico?
Como o professor deve lidar com a variação lingüística dos alunos¬?
Por que há discriminação da variação linguística nas escolas?
Como o problema do preconceito linguístico sofrido pelos alunos pode influenciar no seu desenvolvimento educacional?

HIPÓTESE
Em nossa formação acadêmica, temos entrado em contato com uma bibliografia atualizada da área da Sociolinguística, que nos orienta a desempenhar uma prática docente que valorize todas as variantes linguísticas como formas legítima de realização de nossa língua materna. Temos visto, ainda, que qualquer tipo de preconceito deve ser combatido, se desejamos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária e que devemos, principalmente, combater o preconceito linguístico, que, na verdade, é uma forma de preconceito social contra as camadas mais pobres da população.
O professor na sala de aula tem o papel de levar conhecimentos aos alunos e contribuir para a formação de novos cidadãos. E para que isso aconteça o docente precisa levar a realidade para dentro da sala de aula, e é nesse momento que ele se depara com a variação lingüística. Nessa situação o educador deve estar preparado para lidar com as linguagens usadas pelos alunos e ensiná-los a usar a forma adequada para cada situação.

JUSTIFICATIVA
Infelizmente, o preconceito linguistico é uma realidade dos brasileiros. Que o fato de se falar diferente do outro se tornou motivo para discriminação. Lidar com as diferenças é

Relacionados