Praticas de Escrita Académica
A Antropologia e a Sociologia duas ciências sociais nas quais é difícil definir uma fronteira disciplinar. Ambas as disciplinas partilham vários aspetos e até mesmo métodos de investigação e objetos empíricos de estudo. No entanto as diferenças existem e tornam-se visíveis a um nível lógico, histórico e até mesmo socioinstitucional. Enquanto a Sociologia foca o seu estudo na sociedade e questiona a evolução social, a socialização, os tipos e formas de sociedade; a Antropologia preocupa-se com o estudo da cultura e interroga-se em relação à evolução bio cultural, à mudança cultural, enculturação e à organização cultural. Em ambas as disciplinas a unidade do social é um pressuposto inerente aos fins e objetivos que se traduzem na problemática teórica.
Existe também, no estudo das ciências sociais, uma pluralidade que advém de um produto histórico e, de facto, a Sociologia e a Antropologia diferenciaram-se ao longo do tempo em função de tradições disciplinares com matizes específicas.
Em termos de objeto científico específico, a Sociologia associa-se ao estudo de grupos e da sociedade enquanto a Antropologia centra o seu objetivo de estudo na cultura e à comparação da mesma a diferentes sociedades. Podemos dizer que o objetivo científico da Sociologia é o “nós”, o contexto onde o sociólogo se encontra e o da Antropologia é o “outro”, a relação as diferentes tradições e culturas.
Sedas Nunes que cada ciência é ao mesmo tempo um produto e um sistema de produção, sendo necessário criar condições socioinstitucionais especificas para cada ciência. É neste tipo de sistema de produção que se vão construindo e questionado os “paradigmas” que vão caracterizando cada uma das disciplinas face às demais.
É através da interligação de todas as disciplinas que é possível chegar a uma resposta bem