criminalidade juvenil
INFANTIL
NO
BRASIL
IDENTIFICAÇÃO
COLEGIO DA POLICIA MILITAR
Alunos: Gabriela Martins, Fernando Assunção, Sávio Andrade, Gustavo Castilhano.
Professor: Ivo
Disciplina: Cidadania Turma: 9° Ano D
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir, planejado pelo professor Ivo tem como objetivo, nos orientar sobre a criminalidade juvenil no Brasil.
Este com tal finalidade de nos mostrar como a juventude do nosso país esta devastada pelo crime e pelas drogas.
.
Criminalidade e Delinquência Juvenil
Os jovens de hoje estão cada vez mais envolvidos com as drogas e o crime. Perdem suas vidas ou ate mesmo seus familiares são ou se culpam por tal vida que levam.
A classe social e o gênero sexual são pontos muito importantes, pois um terço são jovens do sexo masculino, com idade entre 15 e 24 anos, geralmente pobre e moradores das periferias dos grandes centros urbanos. Os homicídios têm sido a principal causa de morte nessa faixa etária, respondendo por 40% dos óbitos. Em sua maioria, esses adolescentes tinham algum tipo de ligação com delitos como roubo e tráfico de drogas. A delinquência juvenil, tanto por sua relevância estatística quanto pelas consequências nefastas que acarreta à sociedade, é um dos mais graves problemas da segurança pública.
Um estudo foi feito a partir da análise dos prontuários de 2.400 internos da Fundação Casa, antiga FEBEM, entre 1960 e 2002. Os resultados, que VEJA divulga com exclusividade, indicam que, nas últimas quatro décadas, ao mesmo tempo em que cresceu a participação dos adolescentes no crime, aumentaram também o grau de escolaridade e a inserção desses jovens infratores no mercado de trabalho. O resultado surpreende por contrariar uma das crenças mais difundidas sobre o problema da criminalidade entre os jovens: a de que mais empregos e maior escolaridade, por si sós, seriam capazes de diminuir as taxas de violência. "O estudo mostra que isso não tem sido suficiente