criminalidade infanto juvenil
Recorte do Tema: Criminalidade infanto-juvenil.
Introdução:
Este projeto de monografia aborda um importante tema de discussão da sociedade atual, o problema da crescente criminalidade no Brasil, que tem se tornado cada vez mais frequente nesse país violento em que vivemos. Entre os motivos para os altos índices de criminalidade no país podemos indicar vários fatores, como o crescimento dos grandes centros urbanos que leva ao crescimento das favelas, devido a falta de oportunidades, a pobreza e a miséria do Brasil, onde classes media alta convive de perto com a classe baixa, agravando ainda mais a situação.
A criminalidade cresce principalmente entre jovens, adolescentes e até mesmo crianças, que crescem muitas vezes nesse mundo da marginalidade e aprendem logo cedo que a menoridade os torna inimputáveis pelos olhos da lei, e as livra de pagarem por seus comportamentos ilícitos, ainda que feitos com o pleno conhecimento e discernimento necessário para que fossem autuadas por seus atos. Ou ainda crianças e adolescentes que não tiveram contato com a violência desde cedo, porem vindos de classes sociais mais privilegiadas acreditam que passarão impunes por seus crimes e delitos. Visamos abordar a origem do problema, suas principais causas e conseqüências, e assim, sugerir possíveis soluções, para melhorar o convívio social, e diminuir esses grandes índices de violência entre jovens e crianças infratores e reintegrá-los ao meio social de maneira eficaz, diminuindo assim níveis de reincidência.
Problema: Como reduzir a criminalidade entre jovens e adolescentes?
Hipóteses: Algumas hipóteses para a redução dos índices de criminalidade entre jovens e adolescentes é a redução da maioridade penal para 16 na maioria dos casos e análises psicológicas dos infratores abaixo de 16 que cometerem crimes mais graves, como homicídio e trafico de drogas. Essas análises feitas por profissionais da área da psicologia poderiam verificar o nível