familia
O ARTIGO ESTA NA BASE DO QUE VEM A SEGUIR.
A FAMÍLIA
A Família que é uma instituição de caráter universal porque está presente em todas as épocas em todas as sociedades. A universalidade não significa que todas as famílias sejam iguais. As formas de organização da vida familiar variam muito de cultura para cultura e também ao longo do tempo. De uma forma simples podemos deferir familiar como um conjunto de pessoas unidas entre si por relações de parentesco.
Existem vários laços de parentesco que são a consanguinidade, isto é indivíduos que partilham o mesmo património genético; aliança ou afinidade por exemplo duas pessoas que se casem; adoção como é ocaso de uma criança que depois de ser adotada passa a pertencer a família. No artigo seguinte fala dos casamentos de hoje em dia que são cada vez menos, são menos que os divórcios, e por isso o Patriarca de Lisboa diz que as pessoas antes de se casarem têm de ter a certeza do que estão a fazer para não haver perturbações com os filhos, e se não tiverem filhos, terem e se não conseguirem usar os métodos que hoje em dia existem para continuar a haver reprodução e matrimónio.
A família esta mais complexa, devido a haver mais informação sobre a família, ou seja agora é mais difícil de explicar o que é a família, devido a haver muito preconceito e contra-informações, tornando-se mais complexa.