a familia
A família, pessoas aparentadas que vivem juntos, inicia-se na pré- história. Muitas pesquisas foram realizadas através de livros, histórias contadas, pinturas, fotografias, escritos etc., a fim de estudar e entender a origem da família, sua organização e seu funcionamento no decorrer da história. Tal tarefa é bastante complexa, porque a família foi-se transformando conforme a exigência social de cada época. Ainda hoje, temos dificuldade para definir família, devido a sua diversidade.
Na pré-história não existia o conceito de família e sim de bando, nome que antes eram dados às pessoas que faziam parte de um mesmo grupo. Durante esse período os homens viam que era necessário fazer algo que os mantivessem vivos, foi assim que homens e mulheres se uniram para que esse propósito pudesse ser mantido.
O homem é um animal, e precisa de cuidados para manter-se vivo. É frágil e com o passar do tempo desenvolveu um sistema complexo de comunicação ao mesmo tempo em que se deu o desenvolvimento psíquico. Movido pelas necessidades básicas de sobrevivência e segurança, foi criando meios de organização e de defesa para sobreviver na natureza. À medida que ia se organizando, ia criando também um jeito todo especial de articulação e hierarquia entre os membros daquela sociedade.
(MIGUEL, BRAGA, 1111.p. 03)
A família entre esses povos não era parecida com a que existe hoje, antes todo o bando fazia parte de uma mesma família.
Com a chegada da Família Real no Brasil, a família passou a ter papel importante na educação e no desenvolvimento do país. O modelo dos colonizadores europeus se impôs como modelo social de família.
De acordo com Bock
A família do ponto de vista do indivíduo e da cultura é um grupo tão importante que, na sua ausência, dizemos que a criança ou o adolescente precisa de uma família substituta ou devem ser