Claude Monet
Este agricultor começou a converter, em 2005, cerca de 14 há de pastagens, ao modo de produção biológico, com o intuito de vir posteriormente a certificar o seu efetivo pecuário, que de momento é constituído por 14 vacas (11 frísias, 1 cruzada de charolês e 2 cruzadas de limousine). A sua decisão foi tomada por influência do filho, também ele agricultor biológico dedicado ao mesmo ramo.
Esta iniciativa poderá vir a ter um grande impacte na economia da ilha, pois não existe produção de carne com certificação do modo de produção biológico no arquipélago, mas para o fazerem terão de criar primeiro um matadouro habilitado para o abate e preparação da carne proveniente de pecuária biológica.
Quinta Ecológica "A Eira de Santo Amaro"
A exploração de agricultura biológica ocupa 2 dos 4 há da quinta e foi certificada em 2003 como estando em conversão para o modo de produção biológico.
Predominam os morangos, o alho francês, o tomate e a alface, em estufa e as plantas aromáticas (tomilho, salva, manjericão). Todos os produtos são para autoconsumo, pois que a exploração está associada ao restaurante dos fornos de pedra de lava.
Os restantes 2 há, em regime convencional, estão ocupados por pastagens que servem de alimento a um cavalo, uma égua, um burro e 6 cabras.
LOCALIZAÇÃO: Santo Amaro
Ilha de São Jorge
Indicações de Acesso: Estando em Velas, subir na direção do aeroporto e cortar à esquerda para Santo Amaro. À entrada de Santo Amaro, percorrem-se uns cem metros, e encontra-se uma placa, à direita, com a indicação de Fornos de Lava, que nos indica o caminho.
Quinta do vento
Esta exploração agrícola e pecuária de cerca de 11 há, é constituída por 6 parcelas com pastagens, dispersas pelas freguesias de Velas e de Rosais, e entrou em conversão para o modo de produção biológico em 2005.
O efetivo pecuário é composto sobretudo por vacas leiteiras Ramo Grande (15), uma raça típica dos Açores, mas a produção de carne em modo