O que é família
Introdução
O que é família
p. 07: A história nos mostra a variedade de formas de como as famílias evoluíram, as diversas concepções e significados sociais dessa instituição.
“A palavra FAMÍLIA, no sentido popular e nos dicionários, significa pessoas parentadas que vivem em geral na mesma cara, particularmente o pai, a mãe e os filhos. Ou ainda pessoas do mesmo sangue, ascendência, linhagem, estirpe ou admitidos por adoção.”
p. 8 e 9: Todos subentendem o modelo de família a partir da sua experiência com esta instituição, o que causa generalizações ao abordar o termo família em abstrato. Por ser uma instituição comum e que resiste no tempo, jamais encontraremos uma sociedade que vive a margem da organização familiar, esta vai existe de nas mais variadas formas na sociedade.
A sociedade é formada por vários grupos institucionalizados (profissionais, religiosos, etc), mas apenas a família engloba toda a história pessoal do indivíduo, incluindo os recém-nascidos e idosos.
p. 10: A autora argumenta que uma mudança na estrutura social, passa primeiro por uma mudança na família (seja no papel da mulher, seja na “noção de propriedade dos filhos”. Apesar dos mecanismos de controle do poder dominante de cada sociedade (escola, medicina, psicologia, ect) que forçam algumas mudanças sociais, ainda são os pais que tem o maior poder de decisão dentro da família.
p. 11: Os modelos de família variam conforme o tempo e a região, mas não necessariamente estabelece-se uma regra, podendo vários modelos coexistirem em uma mesma época, assim como passar por transformações em sua própria formação (ex: uma família extensa de duas gerações se tornar nuclear com a morte da primeira, ou uma família nuclear se transformar em “Natural”, e mais tarde novamente em nuclear.). A variedade nos tipos de famílias coexistindo ainda em uma mesma sociedade pode advir de ordem cultural e regiosa, como a poligamia dos mórmons e dos islâmicos, coexistindo em