biologia
SISTEMA NERVOSO
Sistema cuja função principal é a integração, coordenação e comunicação entre as partes do corpo, e entre o corpo e o ambiente. Recebe estímulos sensoriais e elabora respostas adequadas para estes estímulos. Basicamente, o sistema nervoso funciona processando a informação gerada por estímulos diversos, como a dor e a fome, e elaborando ações em resposta a esses estímulos: 1. Estímulo recebido por alguma estrutura sensorial.
2. Envio da informação sensorial para o sistema nervoso.
3. Processamento da informação pelo sistema nervoso: Informação recebida, interpretada, e ocorre a elaboração de uma resposta.
4. Execução da resposta: Atividade do órgão ou estrutura efetora, como por exemplo, a contração da musculatura esquelética ou a secreção de uma glândula endócrina. Entre 1, 2, 3 e 4, a comunicação, ou seja, o trânsito de informações / mensagens é executado pelos neurônios na forma de impulsos nervosos. NEURÔNIOS: Principais células do sistema nervoso (e tecido nervoso). São células alongadas, responsáveis pela transmissão de mensagens na forma de impulsos nervosos (daqui a pouco veremos como isso ocorre). Um neurônio típico é constituído de três partes básicas: Dendritos: Prolongamentos ramificados que funcionam como “antenas” captadoras de sinais, recebendo estímulos ou impulsos nervosos provenientes de outros neurônios ou outras células sensoriais. Estes estímulos geralmente são enviados ao corpo celular.
Corpo Celular: Parte volumosa, onde se encontram o núcleo e a maioria das organelas citoplasmáticas. Seria o “centro de controle”.
Axônio: É um “cabo”, responsável por transmitir os impulsos e estímulos para outro neurônio ou para as células de uma estrutura efetora, como por exemplo, células musculares ou glândulas. O axônio pode ou não ser revestido por uma bainha de mielina, estrutura formada