PRATICA EDUCATIVAS
Educativas
Agressividade na Escola
Professora
Taís Fernandina Queiroz
Maio de 2014
Universidade Tiradentes
Berlândia Santos Fonseca
Célia Maria de Oliveira
Santos
Felipe Almeida
Luciana de Brito Macedo
Rosangela Maria Gonçalves
Santos
Introdução
Atualmente, as diversas modalidades da violência engendradas na sociedade atingem, além dos espaços privados, àqueles do domínio público. Os efeitos desta violência acabam por afetar praticamente todos os contextos institucionais, entre eles a escola.
Julgamos importante o estudo e reflexão sobre o fenômeno da violência escolar, já que diariamente encontramos notícias nos jornais à respeito da mesma.
O fenômeno da violência é um problema para os indivíduos e sociedades de modo geral. Nota-se que geralmente a violência é analisada de maneira individualizada, mas deve-se ver a adolescência e a juventude não somente como produtoras da violência, mas como vítimas de um sistema social que produz pessoas violentas.
Justificativa
Visto que a violência tem se manifestado de maneira rápida, se faz necessário no meio de adolescentes, promover trabalhos para que se conheça o que eles pensam sobre a mesma, a forma como se propaga, os meios onde ela está presente e os modos de se promover a empatia para a diminuição dela. Se faz necessário conscientizar jovens e adolescentes sobre o aumento da violência, inclusive nos âmbitos escolares, com a falta de respeito entre colegas e profissionais da educação.
Objetivos Gerais
O presente trabalho tem por finalidade a violência praticada pelos adolescentes no convívio escolar, a uma demanda social atualmente evidenciada e vivenciada pelos próprios na escola, ou seja, a violência encontrada na escola, que é praticada neste ambiente e se estende para fora dele pelos próprios indivíduos os adolescentes.
O
objetivo geral da intervenção é uma orientação aos adolescentes tendo por base e apoio os